Um avião da easyJet que partiu do Porto com destino a Basileia, declarou uma emergência e divergiu para Nantes, França, esta sexta-feira de manhã. Seguiu entretanto viagem e aterrou no destino original.
Corpo do artigo
Um avião da easyJet que saiu do Porto, esta sexta-feira de manhã, declarou uma emergência e divergiu para Nantes, França, para ser prestada assistência a um passageiro "que se sentiu mal", informou a easyJet. A aeronave retomou viagem entretanto e chegou em segurança ao destino original, o EuroAirport, que serve as localidades de Mulhouse (França), Basileia (Suíça) e Friburgo (Alemanha).
"O aeroporto de Nantes era o mais próximo e fazia parte da rota", adiantou a companhia, explicando a opção por divergir para aquele aeroporto francês, quando um dos passageiros a bordo se sentiu mal, esta sexta-feira de manhã.
O voo EJU7731 partiu do aeroporto Sá Carneiro, no Porto, às 7.11 horas da manhã. O AirbusA320-200, com capacidade para transportar 168 pessoas, deveria aterrar em Basileia às 10.25 horas (9.25 hora de Portugal continental), mas declarou uma emergência e divergiu para o aeroporto de Nantes, em França.
Segundo os sites especializados em aviação, o avião emitiu um aviso de emergência genérica, código 7700, que pede aterragem imediata e pista livre.
Segundo o site "Aviation Source", o avião declarou emergência às 7.58, hora de Portugal continental, quando se aproximava da costa suodeste de França. Aterrou em Nantes 22 minutos depois, às 8.20, sem problemas.
Cerca de uma hora depois, levantou voo de Nantes rumo ao destino original, onde aterrou às 11.22 horas locais (10.22 em Portugal continental).
O mesmo avião já retomou atividade, estando a operar o voo Basileia-Porto, com cerca de uma hora de atraso em relação ao que estava previsto. Deve aterrar na Invicta às 13.31 horas, segundo o site da easyJet.