O avião que levará, esta quinta-feira, o papa Francisco de Roma até Bogotá, na Colômbia, vai modificar a sua rota para evitar o furacão Irma, de categoria 5 e que está atualmente sobre as Caraíbas, informou o Vaticano.
Corpo do artigo
O voo da companhia aérea Alitalia deveria sair por volta das 11 horas locais (9 horas em Portugal continental) do aeroporto romano de Fiumicino.
A bordo estão, além do papa Francisco, cerca de 20 pessoas que integram a sua comitiva e 71 jornalistas. A chegada à capital colombiana estava prevista para as 16.30 horas (em Portugal continental).
Durante a visita, até 10 de setembro, o papa Francisco vai visitar Bogotá, Villavicencio, Medellín e Cartagena de Índias.
O furacão Irma já tocou hoje terra na ilha de Barbuda, nas Caraíbas, segundo o Centro de Furacões dos Estados Unidos.
O "olho" do ciclone passou sobre Barbuda pelas 2 horas (7 horas em Portugal continental), acompanhado por ventos que chegaram aos 295 quilómetros por hora, indicou.
O Centro de Furacões dos Estados Unidos (NHC, sigla em inglês) mantém o Irma em categoria 5, o nível mais elevado de classificação de furacões.
O furacão encaminha-se agora na direção de Porto Rico, República Dominicana, Haiti e Cuba, sendo esperado na Florida no fim de semana.