O Azerbaijão exigiu hoje a "retirada incondicional e total" da Arménia de Nagorno-Karabakh para alcançar a paz na região azeri parcialmente controlada por separatistas arménios.
Corpo do artigo
"A única maneira de alcançar a paz e a estabilidade na região é a retirada incondicional e total das forças armadas arménias da região", disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros em Baku.
O Azerbaijão também condicionou a paz à "dissolução do chamado regime separatista", segundo um comunicado citado pela agência francesa AFP.
Baku lançou hoje uma operação militar em Nagorno-Karabakh após a morte de quatro polícias e dois civis azeris na explosão de minas.
A Arménia reafirmou horas depois que não tem forças armadas em Nagorno-Karabakh.
Nagorno-Karabakh, uma região montanhosa do Azerbaijão de maioria arménia, declarou a independência de Baku na sequência da desintegração da União Soviética, em 1991.
A declaração da independência desencadeou um conflito armado de que saíram vencedores os separatistas apoiados pela Arménia.
Trinta anos mais tarde, no outono de 2020, as forças armadas do Azerbaijão reconquistaram dois terços do território, situado no sul do Cáucaso.
A Rússia mantém uma força de manutenção da paz na região.