
DR
Com a onda mediática do Desafio da Baleia Azul, que incita jovens a automutilar-se numa série de desafios que culminam com o suicídio, um grupo de publicitários brasileiros deu início, em abril, ao desafio da Baleia Rosa.
Esta proposta pretende promover o bem e desafiar os mais novos a praticarem boas ações, como ligar aos avós, pedir desculpa a alguém que tenham ofendido ou ajudar uma pessoa que sofra bullying.
6252294
Para além de ações com os outros, a Baleia Rosa incita os jovens a aumentarem a sua autoestima com pequenos gestos, como olhar ao espelho e agradecer por tudo o que tem na vida, sorrir ou evitar palavras negativas durante um dia.
6252242
"Eu vi essa história da baleia azul e pensei em fazer alguma coisa ligada ao desafio só que 100% voltada para o bem. Queríamos mostrar que a internet também tem forças para fazer coisas positivas", disse um dos criadores da conceito à Globo.
6251634
Para além das mensagens do desafio, o grupo incita crianças e jovens a falarem com os autores da ideia quando têm problemas, disponibilizando a ajuda de uma psicóloga para casos mais sérios.
Quem quiser aceder ao desafio pode usar o Twitter, Facebook ou descarregar uma aplicação móvel.
