O presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, condenou, este domingo, o "ataque insuportável ao coração da democracia" da Alemanha perpetrado por duas centenas de manifestantes, que sábado à noite tentaram entrar no edifício do Reichstag, sede da câmara baixa do parlamento. Entre os distintos símbolos envergados pelos manifestantes aparece também uma bandeira portuguesa.
Corpo do artigo
No sábado, horas após a dispersão de uma manifestação em Berlim contra as restrições impostas contra a propagação do novo coronavírus, que juntou cerca de 20 mil pessoas, cerca de 200 militantes de extrema-direita que tinham participado no protesto tentaram forçar a entrada no Reichstag. "Bandeiras nazis e obscenidades de extrema-direita frente ao Bundestag alemão são um ataque insuportável ao coração da nossa democracia", escreveu o chefe de Estado.
Alguns portugueses da comunidade na Alemanha já se manifestaram, nomeadamente o conselheiro Alfredo Stoffel que escreveu no Facebook: "Por causa de uns acéfalos temos a nossa bandeira /comunidade ligada a esta vergonha! O que é que vai na cabeça deste pessoal; se é que há lugar para alguma coisa?".
Leia mais em Bom Dia