Uma menina de 11 dias de idade morreu depois de ter contraído herpes da mãe, segundo concluiu um inquérito em Lancashire, na Inglaterra. A mãe da menina, Ruth, de 35 anos, pediu ao governo inglês para divulgar e informar as grávidas sobre os riscos de determinados vírus, como o herpes.
Corpo do artigo
A bebé, Jennifer Schofield, contraiu o vírus Herpes simplex (VHS) em 2006, ao que tudo indica por um beijo da mãe ou durante a amamentação, pois a doença pode ser transmitida através de uma simples ferida na boca.
Os orgãos vitais da menina foram afectados pelo vírus da herpres e ela acabou por morrer. O juiz que investigou do caso, James Adeley, determinou que ninguém foi responsável por não ter sido identificado o vírus na bebé.
Segundo o juiz, a mãe provavelmente contraiu o VSH nas últimas semanas de gravidez depois de apresentar sintomas semelhantes aos da gripe dias antes de dar à luz.
A menina começou a sentir-se mal e morreu no hospital Lancaster Royal em dezembro de 2006. Desde que perdeu a filha, Ruth Schofield começou a tentar chamar a atenção para a doença, que, segundo estimativas, causa a morte de seis bebés por ano no Reino Unido.
Schofield já escreveu ao primeiro-ministro, a pedir que as clínicas e os hospitais disponibilizem mais informações sobre a doença.
"Fiquei totalmente devastada e com o coração partido com a morte de Jennifer. A dor não diminuiu", disse a mãe da menina. "É preciso ser feito mais, já que isso pode acontecer com qualquer um sem que eles saibam", acrescentou, em declarações ao jornal "Folha Online".