
Estudo concluiu que hora do dia em que se toma café interfere nos benefícios para a saúde cardiovascular
Foto: Arquivo
As pessoas que bebem café de manhã têm maiores benefícios para a saúde do que aquelas que só o tomam mais tarde, durante o dia, de acordo com um novo estudo.
O estudo, cujas conclusões foram publicadas esta quarta-feira na revista científica "European Heart Journal", baseou-se nos hábitos alimentares de 40.725 adultos, que participaram no Inquérito Nacional de Exame de Saúde e Nutrição dos EUA entre 1999 e 2018. Cerca de 36% tomava café de manhã, enquanto 16% o bebia durante o dia.
A análise revelou que as pessoas que bebiam café de manhã tinham 16% menos probabilidade de morrer por qualquer causa e 31% menos probabilidade de morrer de doença cardiovascular durante um período de seguimento de 10 anos do que aqueles que não tomavam café.
No entanto, estes benefícios para a saúde cardíaca pareciam desaparecer nas pessoas que bebiam café ao longo do dia, uma vez que os registos médicos não revelaram qualquer redução significativa na mortalidade para os que bebiam café durante todo o dia em comparação com aqueles que evitavam a bebida.
“Não é só se se bebe café ou quanto se bebe, mas a altura do dia em que se bebe café que é importante”, disse o professor Lu Qi, especialista em nutrição e epidemiologia da Universidade Tulane, em Nova Orleães, de acordo com o jornal britânico "The Guardian". “Normalmente, não damos conselhos sobre o momento certo nas nossas orientações dietéticas, mas talvez devêssemos pensar sobre isso no futuro”.
Por outro lado, os investigadores ainda não sabem explicar porque é que uma dose matinal de café é melhor para o coração do que uma dose durante o dia. No entanto, é possível que beber café ao final do dia perturbe os ritmos circadianos e os níveis de hormonas como a melatonina, o que, por sua vez, afeta o sono, a inflamação e a pressão arterial, o que pode prejudicar a saúde do coração.
Este trabalho surge depois de, em 2022, um estudo do UK Biobank ter concluído que as pessoas que bebiam até três chávenas de café por dia tinham um coração mais saudável do que aquelas que não bebiam.

