De Washington a Moscovo, o Mundo está de olho em Berlim devido às legislativas de 23 de fevereiro. E isto está a preocupar os alemães, com a crescente influência e sabotagem externa, potencializadas ainda mais pelas ferramentas de inteligência artificial (IA).
Corpo do artigo
A Polícia está a investigar a vandalização de mais de 270 veículos na capital germânica e nos arredores, assim como nos estados da Baviera e de Baden-Württemberg, que tiveram os sistemas de exaustão preenchidos com espuma expansiva de construção, tornando-os inutilizáveis, segundo a revista “Der Spiegel”. Junto dos locais, foram colocados autocolantes com o rosto do ministro da Economia alemão, Robert Habeck, e com o lema “Seja mais verde!”.
As autoridades suspeitam que a ação, com alegada preocupação ecológica, tinha como objetivo aumentar a reprovação d’Os Verdes. O partido, que atualmente integra o Executivo de Olaf Scholz, poderia ser uma solução para que a favorita União Democrata-Cristã (CDU) governe sem o apoio, formal ou informal, do Alternativa para a Alemanha (AfD), repetindo coligações vistas a nível estadual.
Os suspeitos, jovens da Sérvia, da Bósnia e da Alemanha que receberiam 100 euros por veículo, terão sido recrutados por operacionais russos através de aplicações de mensagens. A tentativa de interferência da Rússia não é novidade para Berlim, que acusa Moscovo de promover “ataques híbridos”.