
ALBERTO PIZZOLI/AFP
Silvio Berlusconi brincou, esta quinta-feira, com um novo nome para o seu partido, o Povo da Liberdade. Para o revitalizar, Berlusconi propôs "Forza Gnocca" (em português: Força Gatinhas), numa alusão ao seu gosto por meninas bonitas.
"Vamos mudar o nome do Povo da Liberdade porque as pessoas não gostam dele. Aceitamos todas as sugestões, e faremos uma sondagem", indicou aos parlamentares do seu partido, de acordo com relatos dos média italianos. Berlusconi acrescentou então que "o nome que teria um maior sucesso seria 'Forza Gnocca'", um termo coloquial para descrever uma mulher formosa.
A piada de Berlusconi parece não ter agradado a todos. Aldo Di Biagio, deputado do partido dissidente da direita, disse-lhe para "parar de se apresentar à Assembleia para contar piadas ridículas" agora que "o país está à deriva, as agências de rating continuam a desvalorizar-nos e o Governo demonstrou que não está capaz de responder às reformas necessárias".
Excepcionalmente, uma deputada do partido de Berlusconi comentou negativamente a piada do líder. "Conhecemos e apreciamos toda a ironia e grande simpatia do presidente, mas por vezes a brincadeira mais bem sucedida pode revelar-se irrelevante e pouco divertida", lamentou Barbara Saltamartini, responsável do partido pela igualdade entre os sexos.
