O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, visita o Reino Unido e a Irlanda de 11 a 14 de abril, anunciou a Casa Branca.
Corpo do artigo
Joe Biden visitará primeiro Belfast, capital da Irlanda do Norte, por ocasião do 25.º aniversário do acordo de paz que acabou com décadas de conflitos civis entre católicos e protestantes. Seguirá depois rumo à vizinha República da Irlanda, onde fará um discurso em Dublin.
Em Belfast, Biden pretende "sublinhar a disposição dos Estados Unidos em apoiar o vasto potencial económico da Irlanda do Norte em benefício de todas as comunidades", indicou a Casa Branca.
No final de fevereiro, Reino Unido e União Europeia (UE) resolveram uma complexa disputa sobre as regras comerciais do Brexit para a Irlanda do Norte, que garante que não haverá novos controlos dos bens que cruzam a fronteira terrestre entre Irlanda do Norte e Irlanda - esta última, parte do bloco europeu.
O acordo aliviou uma fonte de tensão entre Londres e Washington. O governo de Biden havia manifestado preocupação com a continuação do acordo da Sexta-Feira Santa, um pacto que encerrou três décadas do sangrento conflito intercomunitário nessa região.
Na Irlanda, Biden irá reunir-se com o primeiro-ministro Leo Varadkar, que esteve na Casa Branca em meados de março para uma visita por ocasião do Dia de São Patrício (St. Patrick).
"Durante muitas décadas, e até hoje, [Biden] apoiou a causa da paz na Irlanda e o Acordo da Sexta-Feira Santa. Esteve connosco, enquanto lidávamos com as difíceis consequências do Brexit", disse Varadkar na ocasião.
"A sua visita é uma oportunidade para celebrar e renovar os fortes laços políticos, económicos e pessoais que unem os nossos dois países", acrescentou.
Biden visitará Dublin e os condados de Louth e Mayo, "onde fará um discurso para celebrar os laços profundos e históricos que unem nossos países e povos", antecipou a Casa Branca.