O malaio Mohd Ashraf Haziq transformou-se, involuntariamente, num dos protagonistas da onda de violência em Londres e outras cidades inglesas. Para ajudar o estudante, foi criado um blogue que pede doações em dinheiro.
Corpo do artigo
A história infeliz ocorreu quando o rapaz, de 20 anos, circulava de bicicleta na capital londrina. Um grupo de jovens agrediu-o e roubou o veículo. Haziq, ensanguentado, ficou caído no chão com o queixo partido e ferimentos na boca.
[YouTube:6Gex_ya4-Oo]
Em seguida, outro grupo de rapazes aproximou-se, aparentemente, para ajudá-lo, mas acabam por tirar proveito da sua desorientação para abrir a mochila e roubar os seus pertences, deixando-o abandonado na rua.
Toda a sequência foi gravada e disponibilizada no Youtube, onde foi vista mais de um milhão de vezes. A história atingiu um mediatismo inesperado e foi noticiada em vários meios de comunicação social.
A indignação e o choque causados pelas imagens levou Jamie Cowen, ex-trabalhador da organização "Save the Children", a criar um blogue dedicado ao rapaz - "Let's do something nice for Ashraf Haziq" ("Vamos fazer algo agradável por Ashraf Haziq", em português) - para tentar atenuar os danos sofridos pelo jovem.
O blogue tem várias mensagens de encorajamento e solicita doações em dinheiro. Também é possível encontrar um inquérito sobre a melhor forma de ajudar o estudante malaio. Entre as opções de resposta estão "comprar muitas flores", "pagar os estudos", "comprar as coisas que foram roubadas" ou "cantar-lhe uma música, do lado de fora do hospital".