O exército britânico desarmou, este sábado, uma bomba colocada numa carrinha junto à fronteira com a Irlanda do Norte, cujo tamanho era o maior entre dispositivos semelhantes descobertos, no último ano, associados a resistentes do Exército Republicano Irlandês.
Corpo do artigo
O engenho desativado pelos sapadores do exército britânico tinha 275 quilos e as autoridades levaram mais de um dia antes de concluírem a operação, em busca de quaisquer indícios de uma emboscada nos arredores do local onde se encontrava a carrinha, junto à cidade predominantemente católica de Newry.
De acordo com o chefe da polícia de Newry, Alasdair Robinson, a bomba - dois barris cheios de explosivos ligados a um detonador e um relógio - era "um dispositivo muito significativo, se tivesse explodido teria causado uma grande devastação", e a morte a quem estivesse a menos de 50 metros, avançou a Associated Press.
Vários pequenos grupos dissidentes do IRA continuam a levar a cabo atentados na Irlanda do Norte com o objetivo de minarem o processo de paz, sobretudo o estável governo católico-protestante e uma polícia cada vez mais integrada. O IRA renunciou à violência em 2005 e os seus aliados do partido Sinn Fein aceitaram em 2007 a autoridade da polícia.
Desde então, os dissidentes do IRA têm aumentado os ataques a oficiais da polícia.