Dois bombeiros, um deles luso-americano, morreram, e outros cinco ficaram feridos num incêndio que deflagrou num navio de carga atracado no porto de Newark, nos Estados Unidos.
Corpo do artigo
"Hoje choramos dois irmãos que deram tudo de si. Ambos grandes homens que fariam qualquer coisa pelos seus amigos e família", escreveu nas redes sociais a Associação Luso-Americana de Bombeiros.
Augusto Acabou, o bombeiro luso-americano que perdeu a vida no incêndio, tinha 45 anos e a sua família era oriunda do distrito de Aveiro, segundo o jornal Luso-Americano.
O navio, de bandeira italiana, estava carregado com mais de mil veículos no momento em que o incêndio deflagrou.
Quando os bombeiros chegaram ao porto de Newark, na noite de quarta-feira, vários veículos já estavam em chamas no 10º andar do cargueiro, mas rapidamente se espalharam pelos andares superiores.
Com a intensidade das chamas, os bombeiros foram empurrados pelo calor intenso e dois deles acabaram por se perder da restante equipa, disse o chefe dos bombeiros de Newark, Rufus Jackson, em conferência de imprensa, na quinta-feira, quando o fogo ainda lavrava.
Os bombeiros inicialmente não conseguiram encontrar os dois colegas, que viriam a morrer. Empresas de resgate externas de todo o estado de Nova Jérsia foram chamadas ao local e Augusto Acabou, de 45 anos, e Wayn Brooks Jr., de 49 anos, acabaram por ser encontrados e removidos da estrutura, mas já sem vida.
Em comunicado, a empresa proprietária do navio Grande Costa d'Avorio indicou que a tripulação ativou imediatamente os procedimentos de extinção de incêndio a bordo e o serviço de combate a incêndios local foi alertado, desencadeando uma resposta imediata que foi crucial para conter a propagação das chamas.
A companhia também disse que nenhum carro elétrico ou carga perigosa estava a bordo do navio, e que nenhum derrame de combustível foi detetado, assim como a estabilidade do navio não foi comprometida.
A causa do incêndio ainda não é conhecida, mas as autoridades já abriram investigações.
"Os nossos corações estão pesados, enquanto lamentamos a perda de dois bombeiros de Newark que fizeram o maior sacrifício no cumprimento do dever", disse o governador de Nova Jérsia, Phil Murphy, em comunicado.