O primeiro-ministro britânico Boris Johnson está em isolamento profilático depois de ter estado em contacto com um deputado que testou positivo ao novo coronavírus.
Corpo do artigo
Downing Street informou, este domingo, que o primeiro-ministro foi contactado pelo Sistema de Testes e Rastreamento do serviço britânico de saúde e não apresenta sintomas da doença covid-19, lê-se na BBC.
"Ele vai continuar a trabalhar a partir de Downing Street, inclusive a liderar a resposta do Governo à pandemia. [Boris Johnson] está bem e não apresenta sintomas de covid-19", pode ler-se em comunicado.
Em causa está um encontro de cerca de 35 minutos, na passada quinta-feira, entre Boris Johnson e um grupo de deputados, entre os quais estava Lee Anderson, deputado de Ashfield, que posteriormente testou positivo ao coronavírus SARS-CoV-2.
Downing Street não revelou por quanto tempo Boris Johnson vai ficar em isolamento, mas a orientação das autoridades de saúde do Reino Unido é que qualquer pessoa contactada pelo sistema deve ficar em quarentena durante 14 dias.
Boris Johnson teve covid-19 em abril, tendo passado três noites numa unidade de cuidados intensivos. Quando teve alta hospitalar, o primeiro-ministro britânico agradeceu aos profissionais de saúde que o assistiram, nomeadamente ao enfermeiros português Luís Pitarma.
12062054