
DR
A seleção brasileira goleou, esta quarta-feira, os estreantes Camarões, por 5-0, na primeira jornada do torneio de futebol feminino de Londres2012, num jogo em que a avançada Cristiane se tornou a maior goleadora de sempre na história olímpica.
Corpo do artigo
Depois de Francielle e Renata Costa colocarem o Brasil a vencer por 2-0 aos dez minutos e de Marta ter convertido uma grande penalidade para fazer o 3-0, aos 73 minutos, Cristiane assumiu o protagonismo da dilatada vitória, rematando para o 11.º golo olímpico da sua carreira.
Na infortunada noite de estreia da seleção camaronesa nos Jogos Olímpicos, a avançada brasileira ultrapassou assim a alemã Birgit Prinz e garantiu a goleada da seleção brasileira, que ficou completa com o segundo de Marta, aos 88 minutos.
O triunfo do Brasil, que continua à procura do seu primeiro título olímpico, permitiu à seleção "canarinha" subir ao primeiro lugar do Grupo E, com os mesmos três pontos da Grã-Bretanha, que bateu a Nova Zelândia, por 1-0, no pontapé de saída de Londres2012.
No Grupo F, depois de o Japão ter derrotado o Canadá por 2-1, Suécia e África do Sul defrontaram-se, com a seleção europeia a aproximar-se da goleada com uns expressivos 4-1.
Lotta Schelin bisou na vitória que teve também o contributo de Nilla Fischer e Lisa Dahlkvist, com Portia Modise a marcar o golo solitário da África do Sul, num remate quase do meio-campo que surpreendeu a guarda-redes nórdica.
A troca de bandeiras, entre as Coreias, nos ecrãs gigantes do estádio Hamptem Park, de Glasgow, que levou ao atraso de mais de uma hora do início do Colômbia-Coreia do Norte, parece não ter afetado as coreanas, que se impuseram por 2-0.
Song Hui Kim marcou por duas vezes, aos 39 e aos 86 minutos, permitindo às norte-coreanas juntar-se aos Estados Unidos, que triunfaram por 4-2 frente à França, na liderança do Grupo G.
O torneio de futebol feminino é disputado por 12 equipas, divididas em três grupos de quatro, sendo que as duas primeiras de cada agrupamento qualificam-se para os quartos de final, juntamente com as duas melhores terceiras.
Oficialmente, a edição 2012 dos Jogos Olímpicos apenas arranca na sexta-feira, dia marcado para a Cerimónia de Abertura, no Estádio Olímpico de Londres.
