A primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, considerou que a saída do Reino Unido da União Europeia sem acordo é o cenário mais provável e constituirá "o maior fracasso" de um governo britânico.
Corpo do artigo
"O Governo do Reino Unido, em vez de abrir um espaço de negociação que aumente a possibilidade de chegar a um acordo que possa atrair apoio político, parece que está a fechar esse espaço e a aprofundar o fosso em que está", disse a chefe do governo autónomo no parlamento escocês.
Escócia está a preparar um "número considerável" de planos de contingência
A dirigente, independentista, disse-se "profundamente preocupada" com "a perspetiva cada vez maior" de o executivo dirigido por Theresa May não conseguir um acordo.
"O Brexit perfila-se como o maior fracasso de política e gestão governamental de uma situação que algum de nós viu talvez na vida inteira", disse.
10079481
"Tal como estão as coisas, penso que um não-acordo é o cenário mais provável e isso é profundamente preocupante", prosseguiu, afirmando que, dois anos depois do referendo e a cinco meses da saída, isso reflete uma "incompetência impressionante" do governo em deixar a situação chegar a este ponto.
Nicola Sturgeon disse que o seu gabinete está a preparar um "número considerável" de planos de contingência para mitigar as consequências da saída da UE, prevista para 29 de março de 2019.
"Não é fácil, estamos a fazê-lo em grande medida às cegas, porque ninguém sabe como o Reino Unido vai sair da UE ou com que base", disse.