
Foto: Arquivo
Bruxelas anunciou, esta quarta-feira, medidas que reduzem o número de vezes que os anúncios (banners) cookies (ferramentas de rastreamento de publicidade) aparecem e permitirão aos utilizadores indicar o seu consentimento com um clique e guardar preferências nas definições.
Corpo do artigo
No âmbito do digital omnibus, a Comissão Europeia propõe a modernização das regras de cookies para melhorar a experiência do utilizador online.
De acordo com o executivo, "as alterações reduzirão o número de vezes que os banners de cookies aparecem e permitirão aos utilizadores indicar o seu consentimento com um clique e guardar as suas preferências de cookies através das definições de preferências nos navegadores e sistemas operativos".
A legislação atual da União Europeia obriga as páginas de Internet e aplicações móveis a obter a autorização dos seus utilizadores para poder introduzir cookies nos telemóveis e computadores, tecnologia que lhes permite lucrar com os serviços que oferecem aos internautas, mas também rastrear o seu comportamento para comercializar publicidade personalizada e assim aumentar a sua receita.
Normalmente, este consentimento é solicitado através de banners pop-up em páginas de Internet ou aplicações móveis que "nem sempre são fáceis de compreender" e, por isso, não atingem o seu objetivo de informar os indivíduos sobre a proteção da sua privacidade e dados pessoais, acredita a Comissão.
A proposta faz parte de uma revisão mais ampla, lançada hoje pela Comissão Europeia, das leis que regulam o setor tecnológico --- incluindo as relacionadas com a gestão e proteção de dados pessoais ---, defendendo que contribui para a redução da burocracia para as empresas.
