Buscas por leoa à solta em Berlim terminam. Autoridades acreditam que era um javali
As buscas por um animal selvagem à solta em Berlim, que inicialmente se acreditava ser uma leoa, terminaram esta sexta-feira. As autoridades sugerem que o animal avistado na noite de quarta-feira era provavelmente um javali.
Corpo do artigo
"Tudo indica que não é uma leoa", disse Michael Grubert, autarca da cidade de Kleinmachnow, nos arredores da capital, em conferência de imprensa. O animal que se pensava ser a leoa era "com relativa certeza" um javali, acrescentou.
As autoridades determinaram que “não há perigo agudo" nos arredores de Berlim, garantiram que não há nenhuma leoa à solta e cancelaram a busca. Vários avistamentos relatados não foram confirmados e, num dos casos desta sexta-feira, a polícia encontrou apenas uma família de javalis.
O primeiro avistamento do animal surgiu num vídeo filmado nos subúrbios da capital alemã. As autoridades consideraram a filmagem autêntica e lançaram uma resposta em larga escala, além de pedir aos moradores que tivessem cautela e evitassem as florestas próximas.
Helicópteros, drones e câmaras infravermelhas estiveram envolvidos na investigação, bem como caçadores e um veterinário. Anteriormente, Grubert afirmou que a operação de busca estava a esgotar os recursos da polícia. "Isto não pode durar dias".
Existem cerca de duas dúzias de leões registados no estado de Brandemburgo, que faz fronteira com Berlim, mas conhece-se o paradeiro de todos eles, o que levou as autoridades a questionar se a leoa suspeita tinha sido mantida ilegalmente.
Javalis são comuns na Alemanha e esta não é a primeira vez que são protagonistas de notícias. Em 2020, um javali roubou o computador de um banhista nu que relaxava junto a um lago de Berlim. O banhista foi filmado a perseguir o javali para recuperar o objeto.