Uma vereadora de um município de Valência, em Espanha, recebeu um presente "macabro" numa troca de presentes entre membros do governo local. O seu amigo secreto foi um colega socialista, que lhe ofereceu uma cabeça e olhos de cordeiro, junto de legumes apodrecidos.
Corpo do artigo
Uma troca de presentes entre os membros do executivo de Vinaròs, na tarde de 21 de dezembro, originou tensão, muitas críticas e o pedido de demissão de um vereador.
Anna Fibla, do partido "Tots Som Vinaròs", recebeu como presente uma caixa com uma cabeça de cordeiro, até 15 olhos de cordeiro e verduras podres. O "macabro" presente foi oferecido pelo amigo secreto: o vereador José Chaler do PSPV, partido que lidera o executivo local em coligação com o PSOE.
A vereadora da Agricultura e Pesca ficou incrédula e, na quinta-feira, em conferência de imprensa, pediu ao líder do executivo local, o socialista Guillem Alsina, que demitisse o vereador responsável pelo Urbanismo. "Não podemos continuar assim, é uma conduta intolerável", defendeu Anna Fibla.
Perante a onda de críticas pelo seu ato e a crise interna no executivo de Vinaròs, José Chaler veio a público pedir desculpa e garantir que o "presente" não foi combinado com o seu partido.
"Foi uma brincadeira, reconheço que não foi correto e por isso peço desculpa publicamente", escreveu José Chaler num comunicado divulgado esta sexta-feira.
Além do pedido público de desculpas a Anna Filba e ao seu partido, o vereador adianta que, na quarta-feira, contactou a colega para se desculpar pessoalmente e que depois lhe enviou uma mensagem de texto, em ambos os casos não teve resposta.