Cabo rebenta e deixa oito crianças suspensas em teleférico a 400 metros de altura
Oito crianças que estavam a caminho da escola ficaram presas no interior de um teleférico, no Paquistão, após o rebentamento de um cabo que deixou os alunos em perigo, cerca de 400 metros acima do solo.
Corpo do artigo
Está em curso uma operação de salvamento delicada na província de Khyber Pakhtunkhwa, no Paquistão, para tentar resgatar oito crianças que ficaram presas num teleférico quando um cabo rebentou, cerca das 9 horas locais.
O teleférico liga duas comunidades na província de Khyber Pakhtunkhwa. Funciona suspenso em dois cabos, um dos quais rebentou, disse um responsável pelo socorro, Bilal Ahmad Faizi, em declarações à estação televisiva norte-americana CNN.
“O teleférico está suspenso a 365 metros acima do solo”, disse Tanveer Ur Rehman, um funcionário local do distrito de Battagram. “Os esforços de salvamento são impossíveis sem um helicóptero, e são necessários operacionais experientes para garantir um salvamento sem problemas", acrescentou, em declarações ao mesmo canal.
Entretanto, um helicóptero já foi destacado para o socorro. Imagens no twitter mostram um militar dos comandos do Paquistão a descer da aeronave, por um cabo, até ao teleférico, para junto das crianças.
A Proteção Civil paquistanesa já requisitou um helicóptero para participar nas operações de salvamento.
Muitas crianças que vivem em zonas remotas da província de Khyber Pakhtunkhwa dependem das ligações por cabos para se deslocaram de e para a escola. Muitos destes teleféricos carecem de manutenção regular, como admitiu o primeiro-ministro interino do Paquistão, Anwar-ul-Haq Kakar, que ordenou o fecho imediato de todos os "teleféricos degradados e não conformes".