Valerie, uma cadela dachshund miniatura (salsicha), foi encontrada com vida depois de passar 17 meses perdida numa ilha australiana. A organização de resgate de animais Kangala Wildlife Rescue passou mais de mil horas a tentar o resgate.
Corpo do artigo
Tudo começou em novembro de 2023, quando o animal fugiu dos donos, Georgia Gardner e Joshua Fishlock, durante umas férias na ilha Kangaroo, na costa sul da Austrália. Enquanto ia pescar, o casal deixou Valerie num parque de diversões, mas a cadela assustou-se e acabou por escapar. Apesar da incessante procura, o casal foi obrigado a abandonar o destino paradisíaco e deixar o animal para trás. “Estávamos muito tristes e sentíamos muita culpa”, confessou Georgia.
Meses mais tarde, os habitantes da ilha reconheceram a coleira rosa do animal e contactaram a organização de resgate de animais Kangala Wildlife Rescue, que trabalhou diariamente para trazer a cadela de volta aos donos, espalhando comida, câmaras de vigilância e vestuário dos donos, para atrair o animal.
Depois de restringirem a área onde a cadela poderia estar, os membros da associação montaram uma gaiola em Stokes Bay com alguns brinquedos de Valerie e a cama onde habitualmente dormia. A 14 de abril detetaram que o animal já teria recorrido à armadilha mais do que uma vez. Na última sexta-feira, Georgia Gardner e Joshua Fishlock esperaram até que Valerie estivesse calma e na parte certa da gaiola, para que não tentasse outra fuga, e acabaram por conseguir capturá-la.
“De todos os cães, este seria o último que eu diria que sobreviveria lá fora, mas eles têm um olfato muito apurado”, partilhou Jared Karran, o diretor da organização de resgate, depois de ser surpreendido pela grande capacidade de sobrevivência da cadela com menos de quatro quilos. Durante o tempo em que esteve desaparecida, Valerie alimentava-se sobretudo de outros animais mortos e era frequentemente ameaçada por cobras venenosas como a cobra-cabeça-de-cobre-anã e a cobra-tigre-preta.
“Para quem já perdeu um animal de estimação, os vossos sentimentos são válidos e nunca percam a esperança”, divulgou Georgia nas redes sociais, depois do reencontro com Valerie.
No total, os voluntários da Kangala Wildlife Rescue passaram mais de mil horas a tentar resgatar a cadela.