"Caiu dos céus". Lotaria espanhola entrega 468 milhões de euros a vila devastada pelos incêndios

Foto: J. Casares/EPA
A vila de La Bañeza, em Castela e Leão, que foi devastada por incêndios florestais em agosto, recebeu 468 milhões de euros da lotaria de Natal, conhecida como "El Gordo", que serão divididos pelos seus 10 mil habitantes.
O "El Gordo", como é conhecida a lotaria de Natal em Espanha, consiste em 100 mil números, cada um repetido em 198 séries, com cada série dividida em décimos. Assim, cada número repete-se 1980 vezes. Cada décimo custa 20 euros e o número vencedor recebe 400 mil por cada décimo. Um total de 117 séries foram vendidas em La Bañeza, o equivalente a 468 milhões de euros.
Este ano, o 79432, vendido principalmente nas cidades de La Bañeza, Villablino e La Pola de Gordón, na província de Castela e Leão, e em Madrid, foi o número vencedor. A maioria do prémio ficou, então, na região afetada pelos incêndios, que destruíram 55 mil hectares de floresta, mataram três pessoas e desalojaram outras oito mil.
Segundo Javier Carrera, autarca de La Bañeza, a vitória provocou "uma avalanche de emoções após um ano tão terrível". "Ganhar a lotaria, além de ser motivo de alegria e entusiasmo, é algo que caiu dos céus num lugar que tanto precisa", disse Carrera.
O segundo lugar, 125 mil euros por bilhete, foi entregue ao número 70048, vendido em Madrid e o terceiro, no valor de 50 mil euros por décimo, ao 90693.
Existem milhares de prémios mais baixos e os números são sorteados num ritual emitido pela televisão espanhola que dura o dia todo, realizado por crianças da escola San Ildefonso, em Madrid, que cantam cada número e o prémio em dinheiro correspondente.
Festa e emoção na Corunha
Apesar do boletim ter sido registado em Madrid, o segundo prémio da lotaria de Natal vai direto para a Corunha, no norte de Espanha, onde será distribuído pelas trabalhadoras da Bimba Y Lola da Plaza de Lugo. O número não teve nenhum significado especial, mas fez com que as funcionárias da empresa espanhola chegassem ao dia de Natal com mais 30 mil euros, cada uma, no bolso.
Ao descobrirem que tinham ganho o segundo prémio do sorteio, não esconderam a felicidade e festejaram na loja, mesmo diante dos clientes.

