Um camião TIR investiu, esta segunda-feira, sobre uma multidão num mercado de Natal em Berlim, na Alemanha. Pelo menos doze pessoas morreram e 48 ficaram feridas.
Corpo do artigo
5562248
A tragédia ocorreu pouco depois das 20 horas locais (menos uma hora em Lisboa), na Praça Breitscheid, junto a uma movimentada avenida, com muito comércio, e da igreja memorial Kaiser Wilhem. O camião saiu da estrada e invadiu a área pedonal onde estava instalado o mercado, abalroando barracas e populares ao longo de vários metros. Só parou após embater num pinheiro de Natal, deixando para trás um rasto de caos, destruição e pânico. Inúmeras vítimas caídas no chão foram socorridas por visitantes.
5561937
A hipótese de atentado ganhou força à medida que se apuravam detalhes da tragédia. As autoridades detiveram um indivíduo suspeito de ser o condutor, que terá tentado a fuga, enquanto um passageiro foi encontrado morto, em circunstâncias que ainda estavam a ser esclarecidas.
Durante a noite, a polícia informou numa mensagem publicada na rede social Twitter que estava a investigar o "provável atentado terrorista" ocorrido na noite de segunda-feira. "Todas as medidas policiais perante o alegado atentado terrorista em Beitscheidplatz continuam a toda a velocidade e com o cuidado necessário", referiu através da sua conta oficial no Twitter.
5562135
Esta manha, Angela Merkel fez um comunicado ao país, afirmando haver todos os indícios de que se tratou de um atentado terrorista.
810955423071215616
O camião tinha matrícula polaca e pertencia à empresa de entregas "Gdansk", que já esclareceu que o camião partiu de Itália em direção à Polónia, estando prevista uma paragem em Berlim para o motorista fazer uma pausa.
O responsável pela empresa, Ariel Zurawski, revelou, à imprensa polaca, que o condutor do camião - que tinha 15 anos de experiência - era seu primo e garantiu a impossibilidade de poder estar por trás do ataque. O empresário referiu ter perdido o contacto com o familiar algumas horas antes do incidente e garantiu que não era ele o homem que foi detido.
"Não ouvimos nada dele desde esta tarde. Não sabemos o que aconteceu. É meu primo. Conheço-o desde criança. Ponho as mãos no fogo por ele", afirmou à agência AFP.
A Polícia de Berlim acabou por confirmar ter suspeitas de que o camião tinha sido roubado num estaleiro de obras, na Polónia, acrescentando que a investigação prosseguia.
5561494
Testemunhas no local dizem que o camião - encontrado vazio pelas autoridades - avançou a grande velocidade sobre a multidão, cerca das 20 horas. Testemunhas no local disseram à AFP que o motorista não tentou parar.
As autoridades aconselharam a população a ficar em casa, apesar de terem assegurado que não preveem próximos ataques semelhantes.
A Alemanha não registou ainda nenhum ataque terrorista de grande dimensão, mas vários ataques, reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico, têm sido cometidos por indivíduos isolados.
O Estado Islâmico reivindicou um ataque cometido em julho por um sírio, que provocou 15 feridos, e um ataque com machado cometido por um afegão, de 17 anos, que deixou cinco pessoas feridas.
810964749726973952
Em outubro, um sírio suicidou-se na prisão, depois de ter sido detido por alegadamente estar a preparar um ataque contra o aeroporto de Berlim.
As autoridades alemãs foram avisadas da possibilidade de ataque, no mês passado
Em novembro, os especialista de contraterrorismo dos Estados Unidos avisaram os serviços de inteligência europeus acerca do "risco elevado de ataques terroristas" em eventos da época natalícia.
O Departamento de Estado dos EUA disse que a possibilidade de jiadistas estarem a planear ataques pela Europa era uma "informação credível".