A nova rainha consorte britânica Camilla presta homenagem, numa mensagem que será transmitida na televisão, à rainha Isabel II por ter criado o seu próprio papel de "mulher solitária" num mundo dominado por homens.
Corpo do artigo
No primeiro comentário público transmitido desde a morte de Isabel II, a mulher de Carlos III diz que deve ter sido "tão difícil" para a falecida monarca, que herdou o trono em 1952, quando tinha apenas 25 anos de idade. Os seus comentários pré-gravados para a BBC serão transmitidos mais tarde neste domingo, antes do minuto de silêncio nacional às 20 horas.
"Ela tem feito parte das nossas vidas desde sempre. Agora tenho 75 anos e não me consigo lembrar de mais ninguém, exceto da presença da Rainha", considera Camilla.
"Deve ter sido tão difícil para ela ser uma mulher solitária. Não havia mulheres primeiras-ministras ou presidentes. Ela era a única, por isso penso que ela esculpiu o seu próprio papel", diz a rainha consorte britânica. Recordando a sua falecida sogra, Camilla acrescenta: "Ela tem aqueles maravilhosos olhos azuis, que quando sorri, iluminam todo o seu rosto. Lembrar-me-ei sempre do seu sorriso. Esse sorriso é inesquecível".
Em fevereiro deste ano, na véspera do 70.º aniversário da sua ascensão ao trono, a Isabel II terminou todo o debate sobre a forma como Camilla deveria ser conhecida quando o seu filho mais velho, Carlos, se tornasse rei. O monarca disse que era seu "desejo sincero" que ela fosse conhecida como a Rainha Consorte, "uma vez que ela continua o seu próprio serviço leal".
Camila assumiu o papel com um mínimo de alarido depois de ultrapassar gradualmente a oposição pública que durou anos. Camilla tem viajado pela Grã-Bretanha com o novo soberano. Participou também num breve passeio à porta do Palácio de Buckingham, na proclamação do novo rei e em viagens à Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales.
Carlos e Camilla casaram em 2005, após um longo caso de amor que foi por vezes adúltero.
Camilla tem enfrentado a antipatia de muitos britânicos, que a culpam pelo fracasso do primeiro casamento de Carlos com Diana, princesa do País de Gales. Embora Camilla não esteja no topo dos monarcas mais populares, o seu índice de aprovação melhorou imenso.