O Canadá vai entregar quatro tanques Leopard 2 à Ucrânia, anunciou, esta quinta-feira, a ministra da Defesa, Anita Anand, um dia depois de um anúncio semelhante de vários países ocidentais após semanas de indecisão.
Corpo do artigo
"Esses quatro tanques estão prontos para combate e serão enviados nas próximas semanas", disse Anand, acrescentando que o número de tanques entregues pode "aumentar" no futuro.
Washington e Berlim anunciaram na quarta-feira a transferência de dezenas de tanques pesados (Leopard 2 e Abrams) para Kiev, uma decisão inédita em 11 meses de guerra em solo ucraniano.
Imediatamente após esses anúncios, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu o fornecimento desses veículos blindados o mais rápido possível para combater as forças russas.
O receio de uma escalada militar com Moscovo esteve por detrás da hesitação dos países ocidentais no envio de carros blindados pesados para Kiev, mas a ministra da Defesa canadiana explicou que "a realidade desta guerra mudou" e que os aliados da Ucrânia "precisam de mostrar unidade".
"Estes veículos fortemente blindados e altamente protegidos dão aos soldados uma vantagem tática no campo de batalha com a sua excelente mobilidade, poder de fogo e durabilidade", explicou Anita Anand.
Otava também fornecerá a Kiev treino, peças sobressalentes e munições.
No total, o Canadá (país fundador da NATO) possui atualmente 112 tanques, 82 dos quais são projetados especificamente para combate.