Candidato à presidência de Taiwan quer oferecer animais de estimação para promover natalidade
Um multimilionário candidato à presidência de Taiwan propôs aumentar a taxa de natalidade, em queda livre, oferecendo aos casais animais de estimação caso tenham um filho.
Corpo do artigo
Terry Gou, fundador da Foxconn, fornecedora da Apple, anunciou a sua intenção de se juntar à corrida à presidência de Taiwan como candidato independente na semana passada.
Na sexta-feira passada, Gou disse, num templo da cidade de Taipei, que o declínio da taxa de natalidade em Taiwan poderia ser resolvido oferecendo aos novos pais um gato ou um cão. “Dê à luz um filho e eu deixo criar mais um animal”, disse, segundo tradução da "Formosa TV". “Um gato, um cão. Dê à luz dois e eu deixarei adotar mais dois".
Taiwan tem uma das taxas de natalidade mais baixas do Mundo devido ao elevado custo de vida, as dificuldades no acesso a cuidados infantis e as expectativas tradicionais de género. O rápido envelhecimento da população ameaça a economia e a defesa militar de Taiwan. Enquanto isso, a posse de animais de estimação está a disparar.
“Se não houver taxa de natalidade no futuro, quem cuidará dos nossos amigos peludos?”, questionou Gou, em declarações aos jornalistas, segundo o jornal britânico "The Guardian". “Por isso juntei estas duas questões. Não podem esperar que eu, uma pessoa, proponha uma política completa para cada pequeno assunto. Adicionar e multiplicar amor, esse é o meu objetivo".
Gou tem até novembro para reunir 290 mil assinaturas para garantir a sua indicação. Gou seria o terceiro candidato da oposição, ao lado de Hou You-ih, do KMT, e de Ko Wen-je, do Partido Popular de Taiwan. O candidato do Partido Progressista Democrático no poder, o vice-presidente Lai Ching-te, continua na frente com cerca de um terço do apoio nas sondagens.
A presidente de Taiwan Tsai Ing-wen deverá renunciar ao cargo em janeiro, ao final de dois mandatos.