O cantão de Genebra, um dos que possui casos do novo coronavírus na Suíça, declarou, esta segunda-feira, o "estado de necessidade" - semelhante ao estado de emergência em outros países - e espera que o resto do país também o declare ainda hoje.
Corpo do artigo
Em Genebra, onde os casos do Covid-19 obrigaram a reduzir ao mínimo as operações das Nações Unidas e de outras agências internacionais, o estado de emergência significa o encerramento a partir das 18 horas de hoje (17 horas em Portugal continental) de empresas e estabelecimentos públicos que não prestam serviços essenciais.
11934822
O estado de emergência já estava a ser aplicado desde a semana passada em cantões como o Ticino, na fronteira com a Itália, e pode ser estendido por todo o país hoje, já que o Conselho Federal (Governo) realiza uma reunião extraordinária e foi anunciado que informará os cidadãos às 15 horas (14 horas em Portugal continental).
Enquanto isso, o Parlamento suíço confirmou hoje o cancelamento das suas sessões, depois de os líderes dos grupos parlamentares realizarem uma teleconferência no domingo e tomarem essa decisão.
11904741
De acordo com os números mais recentes, publicados no domingo, o número de infetados pelo novo coronavírus na Suíça é de 2.200 e o número de novos casos está a aumentar rapidamente, com 800 novos diagnosticados no domingo.
Catorze pessoas morreram na Suíça devido ao novo coronavírus, responsável pela pandemia de Covid-19, e os controlos de fronteira com países vizinhos, como Itália, Alemanha ou Áustria, estão a aumentar.
O novo coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19 já provocou mais de 6.500 mortos em todo o mundo.
O número de infetados ronda as 170 mil pessoas, com casos registados em pelo menos 148 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 245 casos confirmados. Do total de infetados, mais de 77 mil recuperaram.