O capitão do "Costa Concordia", que naufragou no passado dia 13 de janeiro, já tinha provocado um acidente em 2010 com outra embarcação que comandava, quando tentava atracar num porto alemão.
Corpo do artigo
Francesco Schettino "manobrou com uma velocidade entre 7.7 e 7.9 nós à entrada do porto de Warnemunde (norte da Alemanha), causando danos no navio de cruzeiros "Aida Blu", de acordo com informações publicadas na imprensa italiana.
chettino era responsável, então, pelo "Costa Atlântica" e causou danos no referido "Aida Blu". O capitão justificou-se numa carta, alegando que "não conhecia o limite de velocidade e não tinha recebido nenhuma notificação de infração por parte das autoridades competentes".
O capitão do malogrado "Costa Concordia" continua em prisão domiciliária e está acusado de múltiplos homicídios por imprudência, naufrágio e abandono do navio.
Outros oito funcionários da companhia "Costa Cruzeiros" enfrentam as investigações sobre o que aconteceu com o "Costa Concordia", em que perderam a vida 32 pessoas - entre elas uma menina de cinco anos - na costa da ilha italiana de Giglio.