Vários dos edifícios adjacentes ao Capitólio dos Estados Unidos, sede do Congresso, vão estar encerrados ao público na quarta-feira, por causa da visita do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, a Washington.
Corpo do artigo
O Centro de Visitantes do Capitólio e a Biblioteca do Congresso estarão encerrados aos turistas, assim como o Jardim Botânico dos Estados Unidos.
Netanyahu discursa na quarta-feira no Congresso norte-americano, numa altura em que as relações entre os dois países aliados estão tensas devido à guerra entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza, em curso desde outubro passado.
A Polícia do Capitólio, responsável pela segurança na zona, confirmou que pretende aumentar os seus operacionais no terreno, porque se espera que haja "um grande número de manifestantes".
"Desde que fomos notificados da visita do primeiro-ministro, temos trabalhado 24 horas por dia com os nossos parceiros federais, estaduais e locais para garantir que estamos preparados. O plano inclui adicionar mais oficiais", explicou a força policial.
Netanyahu chegou a Washington na segunda-feira para se reunir com altos funcionários do Governo e com o Presidente Joe Biden.
Netanyahu tornar-se-á no primeiro líder estrangeiro a discursar quatro vezes perante o Congresso dos Estados Unidos - durante uma reunião conjunta da Câmara dos Representantes e do Senado - ultrapassando o primeiro-ministro britânico Winston Churchill (1940-1945 e 1951-1955), que discursou três vezes perante as duas câmaras.
A viagem de Netanyahu a Washington tem como pano de fundo a pressão exercida pelo seu aliado norte-americano para que seja concluído um acordo de cessar-fogo com o Hamas na Faixa de Gaza, após mais de nove meses do início da guerra desencadeada pelo ataque sem precedentes do movimento islamita palestiniano a Israel, a 7 de outubro de 2023.
Netanyahu irá encontrar-se com Biden na quinta-feira, tendo igualmente previsto um encontro com a vice-presidente Kamala Harris no final da semana.