Carrefour deixa de vender Pepsi, Lay's e Doritos devido a "inaceitável" subida de preços
O Carrefour vai deixar de vender produtos Pepsico em Espanha, França, Itália e Bélgica devido a um “aumento de preços inaceitável”. A marca norte-americana inclui os refrigerantes Pepsi e 7Up e as batatas fritas Lay's, Doritos e Cheetos.
Corpo do artigo
"Já não vendemos esta marca devido a aumentos de preços inaceitáveis", explica a empresa francesa em cartazes explicativos colocados nas prateleiras dos seus estabelecimentos, de acordo com o jornal espanhol "La Voz de Galicia".
Segundo a rede de rádio francesa RTL, a Pepsico está a exigir aumentos de 7% ao supermercado. A empresa norte-americana avisou em outubro que planeava aumentos “modestos” de preços este ano. Ao mesmo tempo, reviu em alta três vezes as suas previsões de receitas para 2023.
Agora, a Carrefour decidiu tomar uma posição e romper relações comerciais com a Pepsico. A rede de supermercados anunciou que, quando o stock da loja esgotar, não reabastecerá os produtos da marca norte-americana. A medida atinge mais de nove mil lojas da rede de supermercados nos quatro países.
Esta não é a primeira vez que a Carrefour toma uma medida deste género. Em setembro do ano passado, incluiu avisos em produtos de marcas como Lindt ou Lipton para informar que as empresas fabricantes tinham reduzido a quantidade de consumíveis e aumentado os preços simultaneamente. Em economia, este fenómeno chama-se reduflação, um processo em que os produtos diminuem de tamanho ou quantidade, enquanto o preço se mantém inalterado ou aumenta.