Carro atropela multidão durante desfile da vitória do Liverpool. Britânico de 53 anos detido
Um carro atropelou, nesta segunda-feira, adeptos do Liverpool no centro da cidade, durante o desfile do troféu da Premier League. Um homem britânico de 53 anos foi detido.
Corpo do artigo
O incidente aconteceu na Water Street, no centro de Liverpool. As ruas da cidade estavam repletas de gente, nesta segunda-feira, dia em que o Liverpool realizou um desfile de autocarros abertos para celebrar a conquista do título da Premier League.
"Fomos contactados pouco depois das 18 horas de hoje, após relatos de que um carro tinha colidido com vários peões na Water Street. O carro parou no local e um homem foi detido. Os serviços de emergência estão no local", escreveram as autoridades policiais.
Imagens recolhidas por testemunhas no local e partilhadas nas redes sociais mostram um carro a entrar na rua a alta velocidade e a colher algumas pessoas, projetadas para a zona pedonal e caindo inanimadas no chão. Posteriormente o veículo abranda, muda de direção para onde se encontrava uma concentração maior de pessoas, e volta a acelerar, colhendo algumas dezenas de pessoas.
Antes de o veículo se deter, é possível ver pelo menos uma pessoa atropelada, presa debaixo da parte da frente do veículo, que é depois rodeado de elementos da polícia. O condutor é finalmente retirado do automóvel e preso pela polícia, que o leva para uma carrinha, isolando-o de alguns indivíduos que tentam agredi-lo.
"Foi extremamente rápido", disse Harry Rashid, de 48 anos, de Solihull, perto de Birmingham, no centro de Inglaterra, ao ver os jogadores do Liverpool desfilarem o troféu pela cidade num autocarro aberto. "Inicialmente, ouvimos apenas o estalido das pessoas a serem projetadas pelo capô do carro. Foi horrível e era possível ouvir os solavancos enquanto passava por cima das pessoas".
Outras testemunhas relataram ter ouvido gritos e visto uma multidão enfurecida a rodear o veículo antes da chegada da polícia.
Até ao momento, as autoridades não divulgaram o número de vítimas do atropelamento, mas os relatos sugerem que várias pessoas estiveram envolvidas no atropelamento. Um jornalista da AFP no local viu pelo menos quatro pessoas a serem levadas em macas.
Um homem britânico de 53 anos, da zona de Liverpool, foi detido, informou a Polícia local. "Podemos confirmar que o homem detido é um homem branco britânico de 53 anos, da zona de Liverpool, afirmou um porta-voz da polícia de Merseyside, citado pela BBC, numa altura em que corriam rumores nas redes sociais de que o presumível atacante era um terrorista islâmico. "Pedimos às pessoas que não especulem sobre as circunstâncias do incidente desta noite em Water Street", no centro da cidade de Liverpool, adiantou a mesma fonte.
"Estão a decorrer inquéritos exaustivos para determinar as circunstâncias que levaram à colisão", precisou a polícia, que apelou à população para que "não partilhe conteúdos angustiantes na Internet", mas que envie as imagens ou informações para as autoridades.
Segundo a BBC, um helicóptero de emergência médica aterrou na zona e há inúmeros cordões policiais a impedir o acesso ao local do atropelamento. A mesma fonte refere que, há minutos, encontravam-se quatro ambulâncias no local, além de alguns carros de bombeiros.
Segundo o Serviço de Ambulâncias do Noroeste (NWAS), as equipas estão a "avaliar a situação" com outros serviços de emergência. "A nossa prioridade é garantir que as pessoas recebem a ajuda médica de que necessitam o mais rapidamente possível", pode ler-se num comunicado.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, expressou o seu choque relativamente ao atropelamento. "As cenas em Liverpool são terríveis. Os meus pensamentos estão com os feridos ou afetados", escreveu no X (antigo Twitter), agradecendo aos serviços de emergência a rápida resposta.
O desastre seguiu-se a uma tarde de festa em que milhares de adeptos do Liverpool assistiram ao desfile do troféu da Premier League no centro da cidade.
O porta-voz do Liverpool FC afirmou à BBC que o clube está em contacto direto com a polícia de Merseyside na sequência do incidente, que ocorreu "no final do desfile dos troféus, ao princípio da noite". "Os nossos pensamentos e orações estão com todos aqueles que foram afectados por este grave incidente. Continuaremos a oferecer todo o nosso apoio aos serviços de emergência e às autoridades locais que estão a lidar com este incidente".
Também o clube rival da cidade, o Everton, apresentou publicamente as suas condolências.
A Premier League emitiu um comunicado manifestando "choque com os terríveis acontecimentos ocorridos esta noite em Liverpool". "Os nossos sinceros pensamentos vão para todos os feridos e afetados", adiantou a mesma fonte.
A história do futebol do Liverpool está marcada pela tragédia. Em 1989, 97 adeptos morreram num esmagamento no estádio durante um jogo em Sheffield. Antes, em 1985, 39 adeptos, a maioria italianos, morreram quando um muro desabou no meio de distúrbios entre adeptos do Liverpool e da Juventus no Estádio Heysel, em Bruxelas.