A existência de carros cada vez mais altos está a colocar em causa a segurança dos peões, sobretudo das crianças, revela um estudo realizado em Inglaterra. O estudo do grupo Transporte e Ambiente aponta que a altura média do capô dos carros novos aumentou de 77 cm em 2010 para 84 cm em 2024.
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Uma "ameaça clara e crescente à segurança pública, especialmente para crianças", assim descreve o relatório que relaciona o aumento de atropelamentos, nomeadamente com vítimas mortais, e a altura dos carros vendidos. A análise demonstrou que os condutores dos carros mais altos não conseguiam ver crianças de até nove anos, quando estas estavam à frente do veículo.
Citado pelo jornal "The Guardian", o relatório destaca a realidade do Reino Unido, com um número especialmente elevado de carros com os capôs mais altos, o que se demonstra pelas vendas de modelos Land Rover que, juntamente com a Jeep, são as únicas marcas de automóveis com altura média de capô acima de 100 cm.
O estudo conclui ainda que nos acidentes, os SUVs com capô alto têm maior probabilidade de atingir os órgãos vitais no centro do corpo de adultos e a cabeça de crianças. Ao atingir os peões acima do centro de gravidade, aumenta-se a probabilidade de serem arremessados para a frente e para baixo da viatura e, em seguida, atropelados. Ao contrário dos carros com capôs mais baixos que, quando envolvidos em atropelamentos, tendem a atingir as pernas dos peões, aumentando a hipótese de estes caírem sobre o veículo e serem desviados para o lado.
A equipa do grupo Transporte e Defesa dá conta que não existe na Europa um limite à altura dos carros, e pede que, até 2035, seja estabelecida uma norma que proíba as marcas de subirem os carros acima dos 85 cm. "Uma criança morre todos os dias nas nossas estradas, ainda assim, os carros estão a ser feitos de forma a que as crianças se tornam invisíveis para os condutores, como é isso possível?", questiona Barbara Stol, do grupo Transporte e Ambiente.
Um porta-voz da Jaguar Land Rover afirmou ao jornal britânico que a marca “está comprometida com os mais altos padrões de segurança e os nossos veículos são fabricados com o mais rigoroso cumprimento dos requisitos de segurança. Investimos continuamente em segurança e recursos tecnológicos avançados, que incluem, entre outros, deteção de peões, sistemas de câmaras surround 3D e travagem autónoma de emergência (AEB).”
Os testes de segurança e de visibilidade usados pelo grupo para o relatório foram realizados pela Universidade de Loughborough. Constataram que o condutor de um Ram TRX não conseguia ver crianças de até nove anos que estavam paradas diretamente na frente do carro, enquanto o condutor de um Land Rover Defender não conseguia ver crianças de até quatro anos e meio.
Um aumento de 10 cm na altura do capô, de 80 cm para 90 cm, aumenta o risco de morte num acidente em 27% para peões e ciclistas, de acordo com um estudo belga que envolveu 300 mil vítimas. Crianças tinham uma probabilidade substancialmente maior de morrer como peões em colisões do que adultos, segundo o relatório.