"Casa dos horrores" em Espanha: casal mantinha filhos trancados há quase quatro anos
A Polícia espanhola prendeu um casal de alemães que vivia isolado em casa, em Oviedo, Espanha, onde mantinha os três filhos presos há quase quatro anos, no que a imprensa do país considerou uma "casa dos horrores".
Corpo do artigo
As crianças, dois meninos de oito anos e um de dez, não eram escolarizadas e viviam "rodeadas de lixo", segundo explicou a Polícia local, esta quarta-feira, numa conferência de imprensa.
Após receber um alerta de um vizinho, a 14 de abril, a Polícia descobriu que não vivia apenas um homem na casa, como constava no registo, mas sim mais moradores, tendo em conta a quantidade de compras que recebiam do supermercado. Segundo os vizinhos, ninguém saía de dentro da habitação, alugada desde outubro de 2021, quando a pandemia de covid-19 ainda estava no auge.
O casal, um homem alemão e uma mulher alemã e norte-americana, armazenava uma grande quantidade de medicamentos em casa, informaram as autoridades, realçando a falta de higiene e a insalubridade verificadas no local. De acordo com a imprensa espanhola, as crianças estavam a usar fraldas e três máscaras cirúrgicas quando foram encontradas. O pai dos menores também pediu aos agentes que colocassem uma máscara antes de entrarem em casa para fazer as buscas.
Dentro da casa, as persianas estavam fechadas e o cheiro era "horrível", relatou ainda a Polícia. Quando saíram da casa, os meninos "tocaram com fascínio na relva, como se nunca tivessem estado ao ar livre antes", descreveu, por sua vez, o jornal espanhol "La Razón". Após a intervenção policial, as crianças receberam assistência médica e foram encaminhadas para um centro de menores.
Segundo as autoridades, a investigação deverá determinar como é que os indivíduos chegaram até Espanha e porque é que ficaram "tanto tempo presos em casa desta forma".