Nina Lange e Ludwig Zaccaro decidiram pagar a sua parte da indemnização da Alemanha à Grécia pela ocupação nazi durante a Segunda Grande Guerra. São cerca de 860 euros, "um valor simbólico e um gesto solidário", defende o casal.
Corpo do artigo
Lange, de 67 anos, e Zaccaro, de 56, vivem no Estado alemão da Baviera, e viajaram até à Grécia para cumprir a sua parte do que consideram ser um dever do seu país.
"A Grécia tem a obrigação moral para com o seu povo, para com a sua História e para com todos os povos europeus que lutaram e deram o seu sangue contra o nazismo", afirmou o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, na apresentação do programa de Governo.
Até agora, Berlim recusou pagar as indemnizações de guerra pedidas pelo Governo grego, calculadas em 162 milhões de euros, aproximadamente, alegando que a dívida já foi paga.
O valor exigido, 162 mil milhões de euros, representa cerca de metade da dívida pública da Grécia, estimada em 315 mil milhões de euros.
Segundo Lange e Zaccaro, cada alemão teria assim que pagar 860 euros à Grécia, quantia que entregaram a um autarca grego, que os acolheu na sua estadia no país.
"Temos vergonha do nosso país. Temos esperança de influenciar o nosso Governo para que pague as indemnizações", disse Zaccaro à "BBC".