Dois jovens de nacionalidade espanhola estão desde segunda-feira desaparecidos depois de terem saído para uma viagem a bordo de uma embarcação entre a ilha de Balambangan e Kudat.
Corpo do artigo
Além do casal espanhol, na casa dos 30 anos, estão também desaparecidos um cidadão chinês e um cidadão malaio.
As autoridades garantem que as buscas estão a ser realizadas pelo ar e pelo mar, mas não há ainda qualquer sinal da embarcação. Nenhum dos passageiros que seguiam a bordo fez qualquer ligação com o exterior desde o momento do desaparecimento.
Os responsáveis marítimos da região admitiram já que uma possível falha no motor possa ter provocado o arrastamento do barco pela corrente e causado o naufrágio do barco.
A Autoridade Marítima da Malásia descartou a hipótese de que o desaparecimento possa estar relacionado com um ataque de piratas. A região onde se deu o desaparecimento, no mar de Sulu e o sul das Filipinas é uma das zonas de ação de um grupo jiadista que já sequestrou pescadores e cidadãos estrangeiros para pedir avultados resgates.
David e Marta, os jovens espanhóis que estão desaparecidos, estavam na Malásia desde janeiro, a trabalhar num "resort" turístico.