Casal francês recebe fatura de 1200 euros por carregar carro elétrico uma única vez
Um casal francês pagou 1200 euros por abastecer um carro elétrico que tinha alugado para as férias em Madrid. O valor é equivalente ao custo de o carro ter ficado a carregar 12 dias seguidos. Os reformados ponderam recorrer para o tribunal, uma vez que fizeram um único carregamento, de 18,88 kWh.
Corpo do artigo
John Stephen alugou um MG4 elétrico para passar férias com a mulher, em Madrid, mas foi surpreendido no regresso a casa. Já em França, recebeu uma fatura de mais de 1200 euros do abastecimento que tinha feito ao veículo.
O casal utilizou o cartão de abastecimento da empresa petrolífera britânica Shell numa estação de serviço espanhola, entre 25 e 26 de dezembro. Deste consumo de 18,88 kWh, a dupla de reformados recebeu uma fatura de cerca de 70 euros, valor que já se desviava dos valores habituais. No entanto, dois dias depois, foram notificados de uma segunda quantia de aproximadamente 1120 euros pelo mesmo serviço de abastecimento, o que os deixou indignados.
“Recarreguei o carro com o meu cartão entre 25 e 26 de dezembro, o dia da nossa partida, por 18,88 kWh. De acordo com esta segunda fatura, o carregamento começou às 00.34 horas do dia 25 de dezembro, o que é impossível porque estávamos num TVDE nessa altura”, garantiu John Stephen.
Os reformados explicaram aos jornais franceses que a fatura continha montantes errados que alegavam que o carro tinha estado a abastecer durante doze dias consecutivos, um período muito superior ao tempo da estadia dos dois em Madrid.
Com a esperança de reaver o dinheiro, os franceses tentaram contactar a empresa, mas só semanas depois conseguiram expor o sucedido a um operador que reconheceu a gravidade da ocorrência, mas não conseguiu resolver o problema. “Não é apenas uma questão de dinheiro, é uma questão de princípio”, partilhou o homem aos meios de comunicação locais. O reformado levou o caso aos tribunais, apresentando provas de que já não estava alojado em Espanha durante os supostos doze dias mencionados.