O Ministério Público (MP) francês pede pena máxima, 20 anos de cadeia, para Dominique Pelicot, acusado de violar a ex-mulher, Gisèle Pelicot, e de contratar dezenas de homens para cometerem o mesmo crime, entre 2011 e 2020.
Corpo do artigo
"Isto é demasiado e demasiado pouco. Muito pouco, tendo em conta a gravidade dos atos cometidos e repetidos", insistiu uma das duas representantes da acusação, Laure Chabaud, na abertura das alegações finais perante o tribunal penal de Vaucluse, em Avignon, no sudeste de França.
Para o Ministério Público francês, o que está em causa neste processo de múltiplas violações a Gisèle Pelicot de 71 anos, pelo seu agora ex-marido e por dezenas de homens recrutados na Internet entre 2011 e 2020, é "mudar fundamentalmente as relações entre homens e mulheres".
"Este processo abalou a nossa sociedade em termos da nossa relação com os outros, em termos das relações mais íntimas entre os seres humanos", afirmou Jean-François Mayet, acrescentando que o que está em causa não é apenas "uma condenação ou uma absolvição".
"A busca pelo seu prazer encontra-se no desejo de submissão da esposa, na humilhação, até mesmo na degradação através dos seus gestos, das suas palavras, da pessoa que ele mais estima no mundo”, acusou o procurador-adjunto, cita o jornal francês "Le Monde", que dá conta da coincidência de a acusação ser conhecida no Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres “A acusação neste dia tão especial é mais um símbolo”, garantiu Antoine Camus, um dos advogados das partes cíveis, na manhã desta segunda-feira.
Quanto aos restantes arguidos, homens que Dominique contratou para abusarem da mulher, o Ministério Público francês terá de realizar a acusação um a um. Desse grupo de 50 homens, que arriscam também a pena máxima de 20 anos por violação agravada, há 10 que repetiram por várias vezes o mesmo crime.
A francesa, atualmente com 71 anos, foi drogada e violada durante 10 anos pelo marido, Dominique Pelicot, e por dezenas de homens que este recrutou na Internet, com idades compreendidas entre os 26 e os 74 anos.