A Catalunha será a próxima comunidade autónoma a ir a votos em Espanha, em plena escalada do fervor independentista. As eleições marcadas para dia 25 de novembro prometem, por isso, manter no centro do debate político a questão nacional que, desde a histórica manifestação de dia 11 de setembro, continua a concentrar atenções.
Corpo do artigo
Enquanto não se realiza o referendo independentista desejado por Artur Mas, o escrutínio que terá lugar no próximo mês servirá para verificar qual o nível de apoio dos eleitores catalães ao ímpeto soberanista protagonizado pelo atual presidente da Generalitat.
As sondagens já publicadas mostram que a CiU poderá conseguir um avanço, mas a coligação está ainda longe de obter a maioria absoluta ambicionada por Artur Mas.
A convocação de um referendo continua, no entanto, nos planos do presidente da Generalitat, uma intenção a que já respondeu o ministro da Justiça espanhol, Alberto Ruiz Gallardón. O governante advertiu que levar adiante a consulta independentista constituiria um "delito", uma vez que contraria o estabelecido na Constituição espanhola.