O grupo de informação público CBC/Radio-Canada anunciou segunda-feira a decisão de "suspender" as suas atividades na rede social Twitter, depois da decisão da plataforma de Elon Musk lhe colar a etiqueta de "meio financiado pelo governo".
Corpo do artigo
"Ao expressar assim a sua dúvida sobre a nossa independência, através desta etiqueta enganadora, que visa enganar o público, esta rede coloca em causa a exatidão e o profissionalismo do trabalho efetuado pelos nossos jornalistas", declarou o grupo, em comunicado.
"O nosso jornalismo é imparcial e independente. Pretender o contrário é falso", acrescentou o grupo, que recordou que a sua "independência editorial" está protegida por lei e que é "financiado por fundos públicos, através de um crédito parlamentar votado por todos os deputados".
Na semana passada, a rádio pública dos EUA, a NPR, tinha-se tornado o primeiro grande meio a sair do Twitter, para protestar contra as novas políticas instaladas por Elon Musk.
Este tem demonstrado desprezo pelos meios. Nos últimos tempos, as questões dos jornalistas ao serviço de comunicação da Twitter têm uma resposta automática com um ícone a representar excrementos.