
epa12257147 The Intel Corporate Headquarters in Santa Clara, California, USA, 23 July 2025. After laying off 20 percent of its global workforce, Intel is reporting its earnings report 24 July after the closing bell. EPA/JOHN G. MABANGLO
JOHN G. MABANGLO/EPA
O presidente executivo da Intel, Lip-Bu Tan, afirmou hoje que "sempre operou dentro dos mais altos padrões legais e éticos", após o Presidente Donald Trump ter dito que ele deveria renunciar.
Corpo do artigo
Na quinta-feira, Trump disse na plataforma Truth Social que "o CEO (presidente executivo) da Intel está altamente em conflito de interesses e deve renunciar imediatamente. Não há outra solução para este problema. Obrigado pela sua atenção!"
A publicação de Trump foi divulgada após o senador Tom Cotton enviar uma carta ao presidente do Conselho de Administração da Intel, Frank Yeary, expressando preocupação com os investimentos e vínculos de Tan com empresas de semicondutores que supostamente estão ligadas ao Partido Comunista Chinês e ao Exército de Libertação Popular, e questionando o Conselho se Tan havia se desfeito das suas participações nessas empresas para eliminar quaisquer conflitos de interesse.
A Intel disse em comunicado que está "profundamente comprometida com o avanço dos interesses de segurança nacional e económica dos EUA e que está a realizar investimentos significativos alinhados à agenda "América em Primeiro Lugar" do Presidente".
Tan também abordou a situação, afirmando numa mensagem aos funcionários que havia informações falsas a circular sobre os seus cargos anteriores na Walden International e na Cadence Design Systems e que ele sempre seguiu os padrões adequados.
O CEO também apontou que a Intel estava em contacto com o governo Trump, apontando que estão "a falar com o Governo para abordar as questões levantadas e garantir que eles têm os factos".
"Partilho plenamente o compromisso do Presidente com o avanço da segurança nacional e económica dos EUA, aprecio a sua liderança para promover essas prioridades e tenho orgulho de liderar uma empresa tão central para esses objetivos",
