Cerca de 8500 refugiados chegaram nas últimas 24 horas à Croácia e grande parte já foi transportada até a fronteira com a Hungria, que contabilizou este domingo quase 10 mil refugiados.
Corpo do artigo
Desde que a Hungria fechou as suas fronteiras com a Sérvia no dia 15 de setembro - desde então os refugiados desviam o seu caminho pela Croácia - chegaram ao país 73500 refugiados e migrantes, segundo dados da polícia divulgados pela agência de notícias Hina.
Os refugiados entram no leste da Croácia através da Sérvia, outro país de trânsito da rota dos Balcãs, que começa na Grécia e atravessa também a Macedónia.
As autoridades croatas levam os refugiados de forma organizada até os postos de acolhimento e, daí, em autocarros e comboios até a fronteira com a Hungria, que por sua vez, transporta-os até a fronteira com a Áustria.
A cifra de entradas na Croácia foi no sábado um pouco menor que na sexta-feira, quando se registaram 10 mil de chegadas de refugiados.
Na Hungria, a polícia informou que intercetou, no sábado, 9472 refugiados que entraram no país de maneira ilegal, na sua maioria cruzando a fronteira com a Croácia.
Este domingo de manhã já havia mais 5 mil refugiados a cruzar a fronteira da Hungria com a Áustria na localidade de Hegyeshalom, segundo informou a televisão pública M1. Estes refugiados chegaram à fronteira em três comboios com 1800 pessoas cada um.
Neste ano, o número de refugiados que entraram na Hungria procedentes de zonas de conflito no Médio Oriente supera os 250 mil e quase todos eles abandonaram o seu país em direção a países como a Alemanha e a Suécia.
Na Áustria, cerca de 12 mil refugiados entraram no país no sábado através da Hungria e ao redor de 13 mil passaram a noite em alojamentos organizados pelas autoridades e pela Cruz Vermelha.