O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, enviou, sábado, uma mensagem ao povo cubano, através do Twitter, felicitando-o pelo 50º aniversário da vitória da Praia Girón contra a tentativa de invasão norte-americana e pelo carácter socialista da revolução cubana.
Corpo do artigo
"50 anos do grande triunfo da Praia Girón!! Viva Fidel (Castro)!!, Viva a Cuba Socialista! Venceremos!", escreveu o presidente venezuelano.
A mensagem aos cubanos na rede social Twitter foi precedida por um comunicado da Presidência que transmite "em nome do povo venezuelano e do Governo Bolivariano, as mais emotivas felicitações ao valente e heróico povo de Cuba, ao comandante Fidel Castro e ao governo presidido pelo general do Exército Raul Castro".
Segundo o comunicado, a "fracassada" tentativa norte-americana de invadir a praia Girón, na Baía dos Porcos, em Abril de 1962, foi um "evento histórico que marcou o rumo do século XX (...)".
"Desde então o caminho para o socialismo, iniciado heroicamente por Cuba, não cessou de percorrer este continente, ao ponto que hoje a esperanças de um socialismo à altura do século XXI, se cristalizam cada dia mais e vigorosamente em cada um dos países que formam a Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América, Alba", explica.
O documento faz ainda referência aos participantes no VI Congresso do Partido Comunista de Cuba, que hoje se inicia em Havana, que segundo Hugo Chávez têm como objectivo "encontrar soluções criativas e aperfeiçoar o socialismo em Cuba e continuar o seu avanço ante os novos desafios e dificuldades".
Em Abril de 1961 teve lugar aquele que é considerado o maior ataque militar a Cuba, a invasão da Baía de Porcos, conhecida também pela Batalha de Praia Girón, uma iniciativa de exilados cubanos apoiada pelas Forças Armadas dos Estados Unidos que procuravam controlar a praia, formar um governo provisório, conseguir apoio da Organização de Estados Americanos e o reconhecimento internacional.
Em menos de 72 horas, a maioria dos invasores foi capturada pelo exército e milícias cubanos.