O secretário norte-americano da Defesa, Leon Panetta, reuniu, esta segunda-feira, em Tóquio com o ministro japonês dos Negócios Estrangeiros, Koichiro Gemba, encontro onde abordou as disputas territoriais entre o Japão e a China.
Corpo do artigo
Koichiro Gemba falou após a reunião com Panetta e voltou a pedir a Pequim para refrear a contestação, depois de a disputa territorial ter dado origem a violentos protestos em várias cidades.
"Manifestações anti-Japão estão a propagar-se a uma escala nunca antes vista. Algumas transformam-se em motins. É verdadeiramente lamentável que empresários japoneses tenham sofrido prejuízos significativos", disse.
O ministro afirmou que iria "pedir ao governo japonês para tomar medidas adequadas". " Espero que a lei e ordem sejam respeitadas", disse.
"Concordámos que o Japão e os Estados Unidos irão cooperar para assegurar que as relações Japão-China não são seriamente afetadas", acrescentou Gemba.
Leon Panetta tem também agendado outro encontro mais demorado com o ministro japonês da Defesa Satoshi Morimoto.
Os Estados Unidos não tomaram partido por nenhuma das partes nas disputas territoriais que envolvem o arquipélago Senkaku/ Diaoyu.