O sonho do magnata Elon Musk de criar um lar para a sua base espacial SpaceX no Texas, no sul dos Estados Unidos, tornou-se realidade, no sábado, quando eleitores apoiaram de forma esmagadora a cidade de Starbase.
Corpo do artigo
Foram principalmente funcionários da SpaceX, que já residem neste território de quatro quilómetros quadrados perto da Baía de Boca Chica, no Condado de Cameron, fronteira com o México, que deram sinal verde para a criação da cidade na qual Musk concentrará os seus esforços para conquistar Marte.
Cerca de 500 pessoas já vivem nestes terrenos que em grande parte são de propriedade da empresa ou dos seus funcionários, nos arredores de Brownsville, e que estão a estabelecer-se ao redor da base, segundo documentos oficiais.
O voto dos 283 eleitores qualificados, que também escolheu um representante da SpaceX como autarca com 100% dos votos antecipados, nunca esteve realmente em dúvida.
"Starbase agora é uma cidade de verdade!", escreveu Musk na sua plataforma X.
A publicação surgiu após o encerramento das urnas e os resultados não oficiais divulgados pelo condado de Cameron mostraram um apoio inequívoco de 97,7% ao projeto.
A votação antecipada também confirmou Bobby Peden, vice-presidente de Testes e Lançamentos da SpaceX, de acordo com o LinkedIn, como autarca. Era o único candidato ao cargo.
A base da SpaceX no Texas entrou em operação em 2019 e, a partir de então, a empresa realizou vários testes com a sua nave espacial Starship.
Bekah Hinojosa, cofundadora da South Texas Environmental Justice Network, disse à AFP que o facto de a "Starbase se tornar uma cidade só provocará mais destruição ambiental na região". "Haveria mais despejo ilegal de resíduos, aumentarão as suas perigosas operações com foguetes e causarão mais atividade sísmica que abalará as nossas casas, e destruirão mais habitats de vida selvagem", acrescentou.
A cidade tem vista para o Golfo do México, rebatizado por Trump como "Golfo da América", e há uma controvérsia sobre o livre acesso à praia de Boca Chica.