Cidade espanhola suspende adoção de gatos pretos no Halloween para evitar rituais
A adoção de gatos de pelo negro foi proibida na cidade espanhola de Terrassa, na região de Barcelona, de forma a proteger os animais de eventuais abusos durante a noite de Halloween.
Corpo do artigo
Os pedidos de adoção dos felinos não serão aceites de 1 de outubro a 10 de novembro, para evitar "possíveis riscos associados a superstições, rituais ou usos irresponsáveis", anunciou o serviço de bem-estar animal de Terrasa, cidade localizada a norte de Barcelona.
A decisão foi tomada "devido à chegada do Halloween e segue os critérios prudentes de diversas entidades de proteção animal", adiantam as autoridades da região.
O vereador de bem-estar animal de Terrassa, Noel Duque, citado pelo jornal local "Diari de Terrassa", explica que, no início de outubro, os pedidos de adoção de gatos pretos aumentaram e que as motivações por detrás da procura são "rituais" e "fins de decorativos" associados ao Dia das Bruxas.
Nos anos anteriores, o centro municipal de bem-estar animal detetou comportamentos pouco habituais que "fizeram acreditar que nunca houve uma intenção real de adoção", explicou o vereador.
Além disso, os grupos de proteção animal alertam para os perigos que os animais enfrentam, podendo ser feridos ou mesmo mortos por estarem associados a superstições.
Depois da altura festiva, o processo de adoção voltará ao normal na cidade, que abriga mais de nove mil gatos, de acordo com as autoridades municipais.