A cidade francesa de Montpellier, no sul de França, tornou-se a mais recente metrópole europeia a permitir que todos os seus residentes utilizem gratuitamente os transportes públicos.
Corpo do artigo
A partir da noite desta quinta-feira, os moradores de Montpellier começaram a viajar gratuitamente nos transportes públicos da cidade, de acordo com o jornal "The Guardian".
Michael Delafosse, o autarca socialista da cidade com 500 mil habitantes, prometeu transportes públicos gratuitos quando foi eleito em 2020. Começou a introduzir viagens gratuitas no fim de semana daquele ano e, no ano seguinte, estendeu-as a todos os menores de 18 anos ou maiores de 65 anos durante toda a semana. Segundo Delafosse, a iniciativa faz parte de um “compromisso europeu com o clima e o poder de compra”.
Um novo imposto sobre transportes para empresas com mais de 11 funcionários vai ajudar a financiar a iniciativa. Além disso, visitantes e turistas terão de pagar 1,60 euros por viagem.
No Luxemburgo, os transportes públicos são gratuitos desde 2020. Sete anos antes, em 2013, a medida foi implementada em Tallinn, capital da Estónia.