
Foto: AFP
O primeiro-ministro manifestou, esta segunda-feira, ao seu homólogo espanhol a solidariedade de Portugal, na sequência do acidente ferroviário que causou pelo menos 39 mortes, e disponibilizou o apoio "para o que for necessário".
Na rede social X, Luís Montenegro escreveu que enviou ao primeiro-ministro Pedro Sánchez "toda a solidariedade de Portugal ao Reino de Espanha, aos familiares e amigos das vítimas do grave acidente ferroviário em Córdoba". "Para além de sentirmos a dor dos nossos vizinhos e amigos espanhóis, disponibilizamos o nosso apoio para o que for necessário", adiantou o chefe do Governo português.
Enviei ao meu colega @sanchezcastejon toda a solidariedade de Portugal ao Reino de Espanha, aos familiares e amigos das vítimas do grave acidente ferroviário em Córdoba. Para além de sentirmos a dor dos nossos vizinhos e amigos espanhóis, disponibilizamos o nosso apoio para o que...
- Luís Montenegro (@LMontenegro_PT) January 19, 2026
Também o ministro das Infraestruturas manifestou solidariedade para com Espanha na sequência do acidente ferroviário ocorrido na Andaluzia, sublinhando disponibilidade das entidades portuguesas para prestar apoio, no âmbito da cooperação institucional e técnica entre os dois países.
"O acidente ferroviário que aconteceu em Espanha, na Andaluzia, é uma tragédia. Enviei ao meu homólogo espanhol a minha solidariedade, assim como a disponibilidade das entidades portuguesas para, no quadro da cooperação institucional e técnica entre os dois países, prestar o apoio e a colaboração que venham a ser considerados úteis", escreveu Miguel Pinto Luz numa publicação na rede social X. O governante acrescentou: "Neste momento, os nossos pensamentos estão com as vítimas, os seus familiares, os profissionais envolvidos e todo o povo espanhol".
O acidente ferroviário que aconteceu em Espanha, na Andaluzia, é uma tragédia. Enviei ao meu homólogo espanhol a minha solidariedade, assim como a disponibilidade das entidades portuguesas para, no quadro da cooperação institucional e técnica entre os dois países, prestar o apoio...
- Miguel Pinto Luz (@miguelluz) January 19, 2026
O secretário-geral do PS manifestou o seu "sentido pesar a todo o povo espanhol", na sequência do acidente ferroviário de domingo, tendo enviado uma carta de condolências ao embaixador de Espanha em Portugal e ao PSOE. Segundo informação adiantada à Lusa por fonte oficial do PS, José Luís Carneiro "enviou uma carta de condolências ao embaixador de Espanha em Portugal e ao PSOE" depois do acidente ferroviário que matou pelo menos 39 pessoas e deixado dezenas feridas após o descarrilamento ocorrido no município de Adamuz, em Córdova. Na sequência deste "trágico acidente ferroviário que enlutou o povo espanhol", o líder do PS refere nesta carta que "Portugal e Espanha partilham laços históricos, humanos e de amizade profunda". "Pelo que acompanhamos com particular proximidade e sentimento esta perda que atinge o vosso país. O PS manifesta o seu sentido pesar a todo o povo espanhol", enfatizou.
Pelo menos 39 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas no acidente ocorrido no domingo com dois comboios de alta velocidade em Córdoba, sul de Espanha, segundo o mais recente balanço das autoridades. O acidente ocorreu no município de Adamuz e envolveu dois comboios de alta velocidade, um da empresa privada Iryo (que tinha como destino Madrid), e outro da empresa pública Renfe (que seguia em sentido contrário, para Huelva, perto da fronteira com Portugal, com o Algarve).
