A coluna de veículos onde seguiam funcionários da embaixada do Reino Unido na capital da Líbia foi alvo de assalto à mão armada, disse um porta-voz da representação diplomática à AFP, que referiu não se terem registado vítimas.
Corpo do artigo
"De manhã cedo, uma coluna da embaixada britânica foi alvo de uma tentativa de assalto. Foram disparados tiros contra as nossas viaturas. Todo o pessoal da embaixada está são e salvo e ninguém ficou ferido", disse Bob Phillipson à France Press.
De acordo com testemunhas, o incidente registou-se nos arredores da capital da Líbia.
As tentativas de assalto a viaturas são frequentes no país, onde os grupos armados não hesitam em atacar veículos blindados ou diplomáticos.
Tal como os Estados Unidos, o Reino Unido, a Alemanha e a Espanha apelaram, este domingo, aos cidadãos dos respetivos países para que abandonem a Líbia devido à violência que se tem registado entre grupos rivais, sobretudo nas estradas de acesso ao aeroporto de Tripoli.
Mesmo assim, o porta-voz britânico disse que a embaixada do Reino Unido vai continuar a funcionar com uma equipa reduzida e com restrições sobre deslocações.
No sábado, os Estados Unidos retiraram todo o pessoal diplomático da embaixada que, no entanto, continua a funcionar.