O comboio, que seguia de Bregenz para Viena, teve o seu sistema de som adulterado e reproduziu, ao invés dos anúncios padronizados, um discurso de Hitler, além de saudações nazis. Dois suspeitos foram identificados nas gravações de segurança da operadora ferroviária e denunciados esta segunda-feira às autoridades locais.
Corpo do artigo
A operadora ferroviária austríaca ÖeBB confirmou que apresentou, esta segunda-feira, denúncias contra duas pessoas, suspeitas de manipularem o sistema de som de comboios da empresa para reproduzir saudações nazis e um trecho de cerca de 30 segundos de um discurso de Hitler. O incidente ocorreu no domingo e testemunhas reportaram que a equipa presente no comboio não conseguiu interromper a gravação. Os suspeitos são acusados de possuir uma chave genérica para obter acesso à central de som do comboio.
David Stögmüller, parlamentar do Partido Os Verdes austríaco, relatou à BBC que diversos passageiros ficaram "completamente chocados" no momento e que alguns reportaram que não foi a primeira vez que os anúncios "normais" dos comboios da companhia foram alvo de alteração nos últimos dias.
O porta-voz da ÖeBB, Bernhard Rieder, confirmou à agência AFP que, na semana passada, dois comboios foram manipulados e transmitiram uma "mistura absurda e confusa" de canções infantis e anúncios antigos nos seus altifalantes. Rieder acrescentou que os três incidentes ocorreram quando os veículos da operadora atravessavam o mesmo trecho, entre a cidade austríaca de St Pöelten e a capital Viena, e que os dois detidos não são funcionários da empresa.
O último incidente, no domingo, provocou diversos protestos públicos no país, que tem uma das legislações mais rígidas do Mundo contra atividades pró-nazi e a negação do Holocausto. A Áustria foi anexada pela Alemanha nazi em 1938, e o próprio Adolf Hitler nasceu no país em 1889.