
epa12369359 Two persons walk in front of Courthouse building where the trial against Ryan Routh is set to begin in Fort Pierce, Florida, USA, 11 September 2025. Routh, the man accused of trying to assassinate President Trump at a Florida golf course in 2024 is scheduled to begin today. Routh is representing himself in the trial, which is set to last three weeks. EPA/CRISTOBAL HERRERA-ULASHKEVICH
Foto: Cristobal Herrera-Ulashkevich / EPA
O julgamento do homem acusado pela tentativa de homicídio do presidente dos Estados Unidos, enquanto Donald Trump jogava golfe durante a campanha presidencial de 2024, começou esta quinta-feira no estado da Florida (sudeste).
Corpo do artigo
O réu, Ryan Routh, é acusado de tentativa de homicídio de um importante candidato presidencial, de agressão a um agente federal e de várias violações de armas de fogo.
A acusação defende que Routh, de 59 anos, planeou metodicamente matar o candidato presidencial republicano durante semanas antes de apontar uma espingarda atrás dos arbustos enquanto Trump jogava golfe a 15 de setembro de 2024.
Routh escolheu defender-se sozinho em tribunal, uma vez que recusou o advogado atribuído, num julgamento que começa quase um ano depois de um dos agentes dos serviços secretos o ter detetado antes de Trump aparecer e disparou, fazendo Routh largar a arma e fugir do local.
De acordo com a agência de notícias Associated Press (AP), o julgamento deverá decorrer entre duas a três semanas.
Nove semanas antes, Trump tinha sido vítima de outra tentativa de homicídio durante um comício na Pensilvânia, em que o atirador atingiu o republicano na orelha.
A juíza distrital, Aileen Cannon, foi nomeada por Trump para o julgamento e já esteve envolvida no passado em casos ligados ao presidente norte-americano.
Cannon arquivou o processo criminal que acusava o republicano de armazenar ilegalmente documentos oficiais confidenciais na propriedade de Mar-a-Lago, em Palm Beach (sudeste).
De acordo com Cannon, o procurador do Departamento de Justiça tinha sido nomeado de forma ilegal para o caso.
